Olhar para a Luz!
Mas não é olhar diretamente para a luz! Nada disso! É perigoso, bem sabemos!
É observar, analisar, ver o que nos rodeia para perceber que luz temos disponível! Simples como isso!
É que a fotografia é feita a partir da luz que chega ao sensor. Logo é fundamental saber com que luz contamos para fazer a foto que precisamos!
Desta forma vais conseguir tomar decisões em relação a como vais fotografar o teu objetivo para a imagem.
Olha aqui, por exemplo.
Eu queria tirar uma selfie na minha sala. Analisei a luz que tinha disponível e percebi que a luz que tinha vinha da janela da sala. Então fui para perto dela. Só que... da forma que tinha a câmera apontada para mim a luz da rua que chegava ao sensor da câmera era de tão forte que a imagem acabava por ficar sempre escura na minha cara... Uma vez que eu queria fazer uma selfie, o objetivo
principal da imagem é, claro, a minha cara! Por isso achei que esta imagem não estava boa. Tinha que alterar algo... Pensei que se não deixasse entrar no sensor a luz direta do exterior a imagem poderia melhorar.
Então virei-me para a janela! E pronto! A minha cara estava em grande destaque! Só tinha que fazer a minha melhor pose 😏😏😏😏!
Mas imagina que queria mostrar onde estava, o que estava à minha volta... Nesta foto a luz que bate na minha cara é bem mais forte que a luz que chega ás paredes da sala (por estarem mais longe da janela), por isso o sensor dá prioridade à luz mais forte que
bate nele (neste caso a luz da minha cara) e tudo o resto parece preto... Então, qual a solução 🤔? É preciso equilibrar a luz que chega ao sensor!
Decidi então afastar-me um pouco da janela, para que a luz que bate na minha cara seja mais ou menos da mesma intensidade que a que bate nas paredes! Pronto, a imagem já mostra a minha cara bem iluminada e também a minha sala bem iluminada! Acho que esta imagem também ficou boa!
Como vês este pequeno exercício mental é muito simples e permite perceber porque é que a nossa imagem, ás vezes, não sai como desejavamos!
Podem ver-me neste vídeo a mostrar o raciocínio que fiz ao analisar a luz da minha sala!
Vou continuar a partilhar dicas como esta para vos ajudar a melhorar as fotografias que vocês fazem! Espero genuinamente ajudar-vos nisso!